A itSMF Portugal vai organizar a sua 16ª Conferência Anual subordinada ao tema: “O Mundo Digital na Próxima Década”, no próximo dia 3 de outubro, em Lisboa, no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

A Transformação Digital tem marcado a agenda dos responsáveis pelas organizações e departamentos TIC no setor privado e público nos últimos anos, reflexo de uma nova era de inovação e tecnologia.

No limiar da próxima década, a incerteza é grande e temos de nos preparar para um mundo de mudança constante. Vencerá quem melhor se adaptar e adequar os seus modelos de negócio. Antecipar a evolução das plataformas e tecnologias que têm sustentado o movimento de transformação (Edge & Cloud Computing, Inteligência Artificial, IoT, Big Data & Data Science, Blockchain, Realidade Aumentada, entre outras), e também das tecnologias emergentes, como o 5G, que prometem alavancar este movimento, é essencial para criar novas oportunidades de negócio e assegurar a vantagem competitiva.

É imperativo estar atento neste ambiente de incerteza e de mudança que irá caracterizar os primeiros anos da nova década. O grande desafio será saber que rumo tomar e quais as mudanças necessárias para preparar as suas organizações para responder de forma ágil e eficaz às mudanças das condições externas.

Procuramos contribuições que possam enriquecer a partilha de experiências na nossa Conferência Anual, na qual contamos com a presença de mais de 150 participantes. Embora seja dada preferência a temas que se enquadrem diretamente no tema da Conferência, estamos abertos a contribuições referentes a outros tópicos:

  • As novas tendências tecnológicas (Edge & Cloud Computing, Inteligência Artificial, IoT, Big Data & Data Science, Blockchain, Realidade Aumentada e outras) e a gestão de serviços de TIC ;
  • Metodologias e standards para a governação e gestão integrada de serviços de TI (ITIL, Agile, DevOps, Lean, 6-Sigma, Kanban, Prince2, SIaM, COBIT. TOGAF, Enterprise Architecture, BPM, CMMI e outras);
  • Conceção de serviços de negócio baseados em tecnologia;
  • O fator humano no contexto da gestão de serviços. Gestão do conhecimento e novas competências;
  • Gestão da Segurança de Informação;
  • Gestão do Risco e Continuidade de Negócio;
  • Casos de sucesso de implementação de standards e boas práticas na Gestão de Serviços (ITIL, ISO 20000, ISO 27001, ISO 38500, COBIT, CMMI e outros);
  • O valor aportado pela adoção das boas práticas de Gestão de Serviços;
  • A importância das ferramentas de suporte à Gestão de Serviços para o sucesso da implementação dos processos (retorno do investimento).

Envie-nos a sua proposta até 15 de julho para o endereço secretariado@itsmf.pt com a seguinte informação:

  • Título da apresentação;
  • Resumo entre 50 a 100 palavras;
  • Currículo resumido.

As apresentações terão que ser produzidas sobre o modelo de apresentação da itSMF Portugal a disponibilizar oportunamente. A itSMF Portugal reserva o direito de decidir sobre a inclusão das propostas entregues na Conferência tendo em conta critérios de disponibilidade de agenda (por exemplo, em função do número de propostas recebidas e de sessões disponíveis) e da adequabilidade e relevância das temáticas abordadas (por exemplo, privilegiando novas perspetivas na adoção e implementação das boas práticas). Será dada preferência a casos de cliente e não são aceites propostas que contemplem a promoção de produtos e serviços. A não inclusão de uma proposta na agenda da Conferência, pelas razões atrás referidas, não exclui a possibilidade do caso proposto vir a ser apresentado noutro tipo de evento organizado pela itSMF Portugal.

A comunicação sobre a decisão de inclusão da apresentação será efetuada até 31 de julho.

Contamos consigo!