domingo, 22 de Outubro de 2017 Registar | Entrar
  Procurar  
Module Border Module Border
  Patrocinadores Ouro   Minimizar

Logotipo EasyVista


Logotipo APCER

Logotipo EasyVista


Logotipo APCER

Module Border Module Border
Module Border Module Border
  Patrocinadores Bronze   Minimizar


Logotipo HPE
 

Module Border Module Border
Module Border Module Border
  Tendências da Gestão de Serviços no contexto da Inovação | 14ª Conferência Anual itSMF Portugal '17   Minimizar

A itSMF Portugal realizou a sua 14ª Conferência Anual no passado dia 10 de outubro, em Lisboa, no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

O tema, este ano, foi “Tendências da Gestão de Serviços no contexto da Inovação”.

É globalmente aceite que a inovação é fundamental para o reforço da competitividade das organizações, quer seja numa perspetiva mais económica, quer seja na relação com clientes e parceiros. Este reconhecimento resulta de se considerar que através da inovação podem ser desenvolvidos novos produtos e serviços, ou reformular processos de desenvolvimento e disponibilização desses produtos e serviços, respondendo à elevada pressão competitiva dos mercados e às expectativas dos cidadãos e organizações. É por isso um desígnio transversal à atividade privada e pública, materializando-se neste último caso na eficiência dos processos e da relação com o cidadão.

A Gestão de Serviços pretende garantir previsibilidade na prestação de serviços, como meio de indução de qualidade. Existe por isso o risco de limitar o espaço para inovação que se pretende aberto e ágil. Mas por outro lado, também poderá ser o meio para garantir a estabilidade operacional que facilite a experimentação. E a própria inovação pode e deve ser aplicada na Gestão de Serviços.

A conferência deste ano pretendeu por isso promover um espaço de reflexão e partilha de experiências que conjugue a Inovação com a Gestão de Serviços, tentando identificar as novas tendências e encontrar formas de conciliar e tirar o melhor partido de ambas as abordagens. O objetivo final é comum: melhorar as organizações e os respetivos produtos e serviços.

Contámos como habitualmente com a participação de diversos especialistas nacionais na área de gestão de serviços TI, académicos das nossas universidades e outros distintos convidados dos setores público e privado. 

A itSMF Portugal realizou a sua 14ª Conferência Anual no passado dia 10 de outubro, em Lisboa, no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

O tema, este ano, foi “Tendências da Gestão de Serviços no contexto da Inovação”.

É globalmente aceite que a inovação é fundamental para o reforço da competitividade das organizações, quer seja numa perspetiva mais económica, quer seja na relação com clientes e parceiros. Este reconhecimento resulta de se considerar que através da inovação podem ser desenvolvidos novos produtos e serviços, ou reformular processos de desenvolvimento e disponibilização desses produtos e serviços, respondendo à elevada pressão competitiva dos mercados e às expectativas dos cidadãos e organizações. É por isso um desígnio transversal à atividade privada e pública, materializando-se neste último caso na eficiência dos processos e da relação com o cidadão.

A Gestão de Serviços pretende garantir previsibilidade na prestação de serviços, como meio de indução de qualidade. Existe por isso o risco de limitar o espaço para inovação que se pretende aberto e ágil. Mas por outro lado, também poderá ser o meio para garantir a estabilidade operacional que facilite a experimentação. E a própria inovação pode e deve ser aplicada na Gestão de Serviços.

A conferência deste ano pretendeu por isso promover um espaço de reflexão e partilha de experiências que conjugue a Inovação com a Gestão de Serviços, tentando identificar as novas tendências e encontrar formas de conciliar e tirar o melhor partido de ambas as abordagens. O objetivo final é comum: melhorar as organizações e os respetivos produtos e serviços.

Contámos como habitualmente com a participação de diversos especialistas nacionais na área de gestão de serviços TI, académicos das nossas universidades e outros distintos convidados dos setores público e privado. 

Module Border Module Border
 Agenda Minimizar
Agenda

Module Border Module Border
  Apresentações   Minimizar

Programa de Gestão do Serviço TI do eSIS - Ecossistema de Informação da Saúde

Sara Carrasqueiro e Ângela Dias, Direção de Sistemas de Informação dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)

ISO 27001: Benefícios na prestação de serviços Cloud

Rui Ribeiro, Executive Board Member, IP Telecom

Planning for the Future

Stuart Rance

Inteligência artificial aplicada à interpretação automática de indicadores de gestão de serviços ITI

Diego Berea e Alberto Bugarin

Desenvolvimento da Plataforma de Faturação Eletrónica da Administração Pública

Ana Ramos, Coordenadora, eSPap

Risco: Não é um jogo

Rui Soares

Module Border Module Border
Module Border Module Border
  Agenda   Minimizar

09h00 - 09h20: Receção e café da manhã
09h20 - 09h30: Abertura, Rogério Costa, Presidente itSMF Portugal
09h30 – 10h00: Keynote Speaker, Fernando Carvalho Rodrigues, Professor Catedrático
10h00 - 10h30: Programa de Gestão do Serviço TI do eSIS - Ecossistema de Informação da Saúde, Sara Carrasqueiro e Ângela Dias, Direção de Sistemas de Informação dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)
10h30 - 11h00: ISO 27001: Benefícios na prestação de serviços Cloud, Rui Ribeiro, Executive Board Member, IP Telecom

11h00 - 11h30: Coffee-break

11h30 - 12h00: Managing the Robots that Manage Services, Robert Falkowitz
12h00 - 12h30: Keynote Speaker, Jorge Portugal, General Manager, COTEC

12h30 - 14h00: Almoço

14h00 - 14h30: Keynote Speaker, Stuart Rance
14h30 - 14h50: Inteligência artificial aplicada à interpretação automática de indicadores de gestão de serviços ITIL/ISO 20000, Diego Berea e Alberto Bugarin
14h50 - 15h10: Norma ISO 20000-1 – Gestão de Serviços TI: tendências da futura edição de 2018, Mário Rui Costa
15h10 – 15h30: Desenvolvimento da Plataforma de Faturação Eletrónica da Administração Pública, Ana Ramos, eSPap

15h30 - 15h50: Coffee-break

15h50 - 16h10: Risco: Não é um jogo, Rui Soares, itSMF Portugal

16h10 - 16h50: Debate Final

Moderação: José Carlos Martins (IT’S TIME TO TALK ABOUT)

Painel:
Paula Salgado, Presidente do Conselho Diretivo, Instituto de Informática IP
Frederico Serras Gago, Executive Board Member, Portugal Ventures
Miguel Muñoz Duarte, Entrepreneurship Professor, Nova School of Business and Economics
Filipe CoelhoHead of Mobility Projects, Via Verde Serviços

16h50: Encerramento

Module Border Module Border
Module Border Module Border
  Oradores   Minimizar

Fernando Carvalho Rodrigues:
Fernando Carvalho Rodrigues

Cientista ilustre e professor emérito Fernando Carvalho Rodrigues, galardoado com vários prémios de elevada distinção, reconhecido por ter sido o responsável pelo programa POSAT que lançou o primeiro satélite português, vai honrar-nos com a sua presença sendo o primeiro Keynote Speaker do evento.

Sara Carrasqueiro e Ângela Dias:
Sara Carrasqueiro 
Sara Carrasqueiro, Diretora dos Sistemas de Informação nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)
 
Ângela Dias
Ângela Dias, Diretora do Suporte e Gestão de Serviços nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)
 
Rui Ribeiro:
Rui Ribeiro
Rui Ribeiro é atualmente Diretor Geral da IP Telecom e Diretor Comercial e Desenvolvimento de Negócio da Infraestruturas de Portugal S.A..
 
Robert Falkowitz:
Robert Façlkowitz
Robert S. Falkowitz is the founder and principal consultant of Concentric Circle Consulting, a company specializing in kanban, lean and  service management training and coaching. He is ITIL V2 qualified at the Manger level, ITIL V3 qualified at the Expert level, and holds the itSMF ISO/IEC 20000 Consultant qualification and was awarded priSM's DPSM credential in 2011. He has the Kanban Coaching certificate from Lean Kanban University.
Robert has been a member of the board of itSMF Switzerland, a founding member of the itSMF International Ethics Review Board, the Translation Officer of IPESC, and a member of the itSMF Publishing Editorial Advisory Task Force.
He is the author of IT Tools for the Business when the Business is IT: Selecting and Implementing IT service management tools, an itSMF International imprint published by TSO in 2011.
 
Jorge Portugal:
Jorge Portugal
Jorge Portugal é Diretor-Geral da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação. Foi consultor do Presidente da República para a inovação e do Governo de Portugal para a área da modernização dos serviços públicos. Tem experiência nos sectores das tecnologias de informação e comunicação, Distribuição e Banca.
Concluiu a licenciatura, mestrado e Doutoramento em engenharia mecânica, no Instituto Superior Técnico. Tem um MBA pela faculdade de economia da Universidade Nova de Lisboa.
Stuart Rance:
Stuart Rance
Stuart is a consultant, trainer and author with an international reputation as an expert in IT service management and information security management. He was an author for ITIL® Practitioner, lead author of RESILIA™: Cyber Resilience Best Practice, and author of ITIL Service Transition. Stuart is chief examiner for RESILIA, an examiner for ITIL, and an instructor for ITIL, CISSP and many other topics. Stuart blogs at www.optimalservicemanagement.com and you can find him on Twitter as @StuartRance.
 
Diego Berea e Alberto Bugarin:
Diego Berea
Diego Berea - Editor principal da ISO 20000-9 e coeditor da ISO 20000-2 no ISO/IEC JTC1 SC40.
Alberto Bugarin
Alberto Burgarín - Professor Catedrático de inteligência artificial da Universidade de Santiago.
 
Mário Rui Costa:
Mário Rui Costa
Presidente da Comissão Técnica CT191 (itSMF/IPQ)  – Gestão de Serviços e Governação de TI
Membro da comissão técnica da ISO (JTC1/SC40) – IT Service Management and IT Governance
Sócio e Consultor da Transponder Consultores, Lda
Consultor e auditor em Sistemas de Gestão ISO 20000-1 e ISO 27001
Auditor Coordenador da APCER
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (FEUP) - Universidade do Porto. 
 
Ana Ramos:
Ana Ramos
Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Negócio de Finanças - ESPAP
Licenciou-se, em 1996, em Engenharia de Produção Industrial  pela Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, com a distinção de melhor aluna do curso. Em 2002 concluiu o MBA em Gestão de Sistema de Informação na Universidade Católica Portuguesa, na Faculdade de Ciências Empresariais.
Exerceu as funções de consultora na Iberconsult e na Rollin entre 1996 e 1998. Em 1998, ingressou na CSC – Computer Sciences Coorporation, onde exerceu funções de consultora, gestora de projeto e Business Developer . Ingressou na ESPAP (antiga GERAP) em 2009, como gestora de projetos e posteriormente coordenadora do núcleo de Análise de Requisitos e Processos.
Participou no desenho, implementação e consolidação da arquitetura SOA, na normalização, redesenho e automatização em BPM dos processos de negócio financeiros e de serviços partilhados do portal GERFIP.
Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Finanças, integrado na Direção de Serviços Partilhados de Finanças, com competências, entre outras, de adequação da solução e dos processos às necessidades do mercado.
Participou em todas as etapas do programa de implementação da Faturação Eletrónica na Administração pública, desde o business case até à disseminação da primeira fase, atualmente em produção. 
 
Rui Soares:
Rui Soares
Consultor em gestão de serviço e governação de tecnologias de informação, com licenciatura em Matemática e Ciências de Computação e pós-graduação em Gestão de Projetos pelo ISLA do Porto, nos últimos 15 anos tem aplicado práticas da gestão de serviço na realidade Portuguesa.
Membro ativo da itSMF Portugal, onde promove as práticas da gestão de serviço na organização e prestação de serviços TI, contribuiu para a introdução e utilização de ITSM no mercado Português, através de divulgação, formação, consultoria e execução de projetos nos setores privado e público. É professor de Gestão de Serviço TI e Governação de TI na NOVA Information Management School em Lisboa.
 
José Carlos Martins:
Coordenador da iniciativa IT'S TIME TO TALK ABOUT
 
Paula Salgado:
Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Informática, IP
 
Frederico Serras Gago:
Executive Board Member do Portugal Ventures
 
Miguel Muñoz Duarte:
Entrepreneurship Professor da Nova School of Business and Economics
 
Filipe Coelho:
Head of Mobility Projects na Via Verde Serviços
Module Border Module Border
 Patrocinador PREMIUM Minimizar

EasyVista


Module Border Module Border
  Patrocinador Institucional   Minimizar

RUMOS Formação
 

RUMOS Formação
 

Module Border Module Border
Copyright 2005-2017 itSMF Portugal