quinta-feira, 29 de Junho de 2017 Registar | Entrar
  Procurar  
Module Border Module Border
  Patrocinadores   Minimizar

Patrocínio Ouro

Logotipo EasyVista

Patrocínio Bronze

Logotipo HP
BMC - Bring To Life
Microsoft Portugal

Patrocínio Pastas 

 Logotipo APCER

 Patrocínio Prémio

Logotipo RUMOS

 

Module Border Module Border
Module Border Module Border
  Para Além do ITIL: Tradição e Novas Tendências | 12ª Conferência Anual itSMF Portugal '15   Minimizar

A itSMF Portugal organizou a sua 12ª Conferência Anual no passado dia 17 de setembro, em Lisboa.

O tema, este ano, foi "Para além do ITIL: Tradição e Novas Tendências”.

Os responsáveis de Sistemas e Tecnologias de Informação reconhecem, cada vez mais, na adoção de referenciais de boas práticas e de standards universais uma mais-valia para o sucesso dos seus projetos e das suas organizações. No contexto da Gestão de Serviços, o ITIL (Information Technology Infrastructure Library), cuja primeira versão foi publicada em finais dos anos 80, foi globalmente reconhecido como o referencial de facto e tem vindo ao longo dos anos a evoluir, adaptando-se a novos requisitos e desafios, e incorporando melhorias tendo por base os contributos de uma comunidade ativa.

Em simultâneo, outros standards e referenciais (como COBIT5, Lean IT, Agile e DevOps) têm também emergido no âmbito da Gestão de Serviços, alguns atuando no mesmo contexto de intervenção do ITIL, outros claramente complementares. Todos esses referenciais têm contribuído para a clarificação de alguns conceitos como “IT Operations”, “IT Management” e “IT Governance”. Mas o fundamental é que cada organização possa efetuar a sua avaliação dos referenciais e standards existentes, selecionar os que melhor se adaptam à sua realidade, decidir sobre o âmbito de implementação e definir ambições de formalização e reconhecimento dessas implementações (por exemplo, através certificações).

A constante e cada vez maior pressão pela otimização dos recursos (fazer mais por menos) promove uma intensa discussão nas organizações entre a necessidade de garantir rigor e controlo na gestão e prestação de serviços, e entre a necessidade de agilizar processos e garantir tempos de resposta ainda mais reduzidos.

Importa por isso refletir sobre de que forma todo este universo de boas práticas na Gestão de Serviços, sejam as mais históricas, sejam as mais recentes, contribuem com soluções efetivas e adaptadas a estes novos desafios e possibilitem aos Sistemas e Tecnologias de Informação constituírem um suporte ativo e essencial do negócio, muitas vezes redefinindo-o.

Inscreva-se já !

A itSMF Portugal organizou a sua 12ª Conferência Anual no passado dia 17 de setembro, em Lisboa.

O tema, este ano, foi "Para além do ITIL: Tradição e Novas Tendências”.

Os responsáveis de Sistemas e Tecnologias de Informação reconhecem, cada vez mais, na adoção de referenciais de boas práticas e de standards universais uma mais-valia para o sucesso dos seus projetos e das suas organizações. No contexto da Gestão de Serviços, o ITIL (Information Technology Infrastructure Library), cuja primeira versão foi publicada em finais dos anos 80, foi globalmente reconhecido como o referencial de facto e tem vindo ao longo dos anos a evoluir, adaptando-se a novos requisitos e desafios, e incorporando melhorias tendo por base os contributos de uma comunidade ativa.

Em simultâneo, outros standards e referenciais (como COBIT5, Lean IT, Agile e DevOps) têm também emergido no âmbito da Gestão de Serviços, alguns atuando no mesmo contexto de intervenção do ITIL, outros claramente complementares. Todos esses referenciais têm contribuído para a clarificação de alguns conceitos como “IT Operations”, “IT Management” e “IT Governance”. Mas o fundamental é que cada organização possa efetuar a sua avaliação dos referenciais e standards existentes, selecionar os que melhor se adaptam à sua realidade, decidir sobre o âmbito de implementação e definir ambições de formalização e reconhecimento dessas implementações (por exemplo, através certificações).

A constante e cada vez maior pressão pela otimização dos recursos (fazer mais por menos) promove uma intensa discussão nas organizações entre a necessidade de garantir rigor e controlo na gestão e prestação de serviços, e entre a necessidade de agilizar processos e garantir tempos de resposta ainda mais reduzidos.

Importa por isso refletir sobre de que forma todo este universo de boas práticas na Gestão de Serviços, sejam as mais históricas, sejam as mais recentes, contribuem com soluções efetivas e adaptadas a estes novos desafios e possibilitem aos Sistemas e Tecnologias de Informação constituírem um suporte ativo e essencial do negócio, muitas vezes redefinindo-o.

Inscreva-se já !

Module Border Module Border
Module Border Module Border
  Agenda   Minimizar

09h00-09h30: Receção e café da manhã            
09h30-09h45: Abertura
Rogério Costa, Presidente, itSMF Portugal
09h45-10h15: Keynote speaker
António Murta, Managing Partner, Pathena SA
10h15-10h40: De Full a Multisourcing: a experiência das TI na EDP
Filipe Lucas, Diretor de Infraestruturas e Serviços de TI, Grupo EDP
10h40-11h10: Coffee break
 
11h10-11h35: Fusão EP/REFER: impacto na gestão dos  Sistemas de Informação
Mário Nogueira, Diretor de Sistemas Informação, Infraestruturas de Portugal
11h35-12h00: Projeto com ITIL, SCRUM, PMBOK
Nuno Ferreira
12h00-12h25: ITSM e mais Além: Foco nos utilizadores
Paulo Magalhães
12h25-14h00: Almoço
 
14h00-14h30: Keynote speaker
Barclay Rae, Independent Management Consultant
14h30-14h55: Integration between ITIL and TOGAF
Nelson Pinheiro da Gama
14h55-15h20: Lean IT: Eliminar Desperdício e Gerar Valor ao Cliente
Pedro Mota
15h20-15h50: Coffee break
 
15h25-16h15: ... y tu, Gobiernas o solo Gestionas las TI? (COBIT 5 y ITIL)
Javier Peris, IT Governance Strategist
16h15-17h00: Grande Debate
Inovação e tendências na Gestão de Serviços de TI
Moderadora: Luísa Dâmaso, Jornalista
Eugénio Baptista, Administrador da SOGRUPO, Grupo CGD
Miguel Coelho, IT Manager, Embraer Portugal
Henrique Martins, Serv. Partilhados Min. Saúde, Presidente
17h00: Encerramento e entrega do prémio
 

Module Border Module Border
Module Border Module Border
  Reportagem   Minimizar

Todas as imagens do evento estão no Facebook da itSMF Portugal no álbum 12ª Conferência Anual itSMF Portugal

Module Border Module Border
Module Border Module Border
  Apresentações   Minimizar

Keynote speaker

António Murta, Managing Partner, Pathena SA

De Full a Multisourcing: a experiência das TI na EDP

Filipe Lucas, Diretor de Infraestruturas e Serviços de TI, Grupo EDP

Fusão EP/REFER: impacto na gestão dos Sistemas de Informação

Mário Nogueira, Diretor de Sistemas Informação, Infraestruturas de Portugal

Projeto com ITIL, SCRUM, PMBOK

Nuno Ferreira

ITSM e mais Além: Foco nos utilizadores

Paulo Magalhães

Keynote speaker

Barclay Rae, Independent Management Consultant

Integration between ITIL and TOGAF

Nelson Pinheiro da Gama

Lean IT: Eliminar Desperdício e Gerar Valor ao Cliente

Pedro Mota

... y tu, Gobiernas o solo Gestionas las TI?

Javier Peris, IT Governance Strategist

Module Border Module Border
Module Border Module Border
  Vídeos   Minimizar

Abertura

Rogério Costa, Presidente, itSMF Portugal

Keynote Speaker

António Murta, Managing Partner, Pathena SA

De Full a Multisourcing: a experiência das TI na EDP

Filipe Lucas, Diretor de Infraestruturas e Serviços de TI, Grupo EDP

Fusão EP/REFER: impacto na gestão dos Sistemas de Informação

Mário Nogueira, Diretor de Sistemas Informação, Infraestruturas de Portugal

Projeto com ITIL, SCRUM, PMBOK

Nuno Ferreira

ITSM e mais Além: Foco nos utilizadores

Paulo Magalhães

Keynote Speaker

Barclay Rae, Independent Management Consultant

Integration between ITIL and TOGAF

Nelson Pinheiro da Gama

Lean IT: Eliminar Desperdício e Gerar Valor ao Cliente

Pedro Mota

... y tu, Gobiernas o solo Gestionas las TI? (COBIT 5 y ITIL)

Javier Peris, IT Governance Strategist

Grande Debate

Inovação e tendências na Gestão de Serviços de TI
Moderadora: Luísa Dâmaso, Jornalista
Eugénio Baptista, Administrador da SOGRUPO, Grupo CGD
Miguel Coelho, IT Manager, Embraer Portugal
Henrique Martins, Serv. Partilhados Min. Saúde, Presidente

Module Border Module Border
Module Border Module Border
  Prémio de participação   Minimizar

Computador Hibrido Surface 3
No final da conferência foi sorteado este Portátil Híbrido 10.8'' MICROSOFT Surface 3 - 64 GB

Entrega do prémio
Momento da entrega do prémio

 

Module Border Module Border
Module Border Module Border
  Patrocinadores Globais   Minimizar

RUMOS Formação
 

RUMOS Formação
 

Module Border Module Border
Module Border Module Border
  Informações   Minimizar

Data:
17 de setembro de 2015

Hora:
9H00-17H30

Local:
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
Campus de Campolide
1099-085 Lisboa

Metro: S. Sebastião (Linha Azul)
Carris: 716, 718, 726, 742, 758

Coordenadas Geográficas:
Latitude N 38° 44' 1.65"
Longitude W 9° 9' 37.21

Data:
17 de setembro de 2015

Hora:
9H00-17H30

Local:
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
Campus de Campolide
1099-085 Lisboa

Metro: S. Sebastião (Linha Azul)
Carris: 716, 718, 726, 742, 758

Coordenadas Geográficas:
Latitude N 38° 44' 1.65"
Longitude W 9° 9' 37.21

Module Border Module Border
Copyright 2005-2017 itSMF Portugal