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  10ª Conferência Anual itSMF Portugal   Minimizar

Imagem 10ª Conferência Anual
 
10 Anos de itSMF Portugal, 500 Associados atentos às Melhores Práticas na Gestão do Serviço. Assinalámos este momento, na Conferência Anual que debateu a “Evolução da Gestão de Serviços: o caminho já percorrido e os próximos desafios”.
 
 Foi a 10ª Conferência Anual promovida pela itSMF Portugal. Desde a sua criação que a itSMF Portugal tem vindo a promover uma Conferência Anual com o objetivo de ser um ponto de encontro dos profissionais da área (clientes/utilizadores e fornecedores) e de ser um espaço de partilha de experiências. A Conferência Anual teve igualmente como propósito apoiar os diversos participantes no reconhecimento das mais valias das boas práticas de Gestão de Serviços e com isso contribuir para a definição de estratégias neste contexto.
 
Neste sentido esta conferência pretendeu contribuir para uma reflexão sobre o que vem sendo feito nestes últimos anos em matéria de Gestão de Serviços e como as boas práticas têm vindo a evoluir e a melhor se adaptarem às necessidades dos clientes/utilizadores. Facilmente se constata a existência de múltiplas normas e standards aplicados ou vocacionados para a Gestão de Serviços (IT Governance; IT Service Management, etc.).
 
Naturalmente, muitas dessas normas e standards possuem zonas de fronteira comuns, dificultando por vezes a sua coexistência e potencial complementaridade. Importa por isso reconhecer quais as normas e standards mais adequados a cada caso concreto e como conseguir encontrar a necessária complementaridade entre as mesmas. Por outro lado, como advogam as boas práticas, a melhoria contínua só pode ser sustentada por uma análise recorrente e credível sobre a respetiva aplicação. E importa nestas revisões avaliar se as melhorias e impactos perspetivados antes do projeto se verificaram integral ou parcialmente.
 
Foi com este enquadramento, que a presente edição da Conferência Anual se propôs igualmente recordar alguns projetos iniciais mais marcantes no contexto da Gestão de Serviços de TI, incluindo alguns vencedores do Prémio Excelência nos Serviços. Desta forma, foi nossa intenção perceber como essas organizações deram continuidade a esses projetos, de que forma conseguiram, total ou parcialmente, atingir os objetivos pretendidos e como estes temas são atualmente percecionados pela restante organização.
Imagem 10ª Conferência Anual
 
10 Anos de itSMF Portugal, 500 Associados atentos às Melhores Práticas na Gestão do Serviço. Assinalámos este momento, na Conferência Anual que debateu a “Evolução da Gestão de Serviços: o caminho já percorrido e os próximos desafios”.
 
 Foi a 10ª Conferência Anual promovida pela itSMF Portugal. Desde a sua criação que a itSMF Portugal tem vindo a promover uma Conferência Anual com o objetivo de ser um ponto de encontro dos profissionais da área (clientes/utilizadores e fornecedores) e de ser um espaço de partilha de experiências. A Conferência Anual teve igualmente como propósito apoiar os diversos participantes no reconhecimento das mais valias das boas práticas de Gestão de Serviços e com isso contribuir para a definição de estratégias neste contexto.
 
Neste sentido esta conferência pretendeu contribuir para uma reflexão sobre o que vem sendo feito nestes últimos anos em matéria de Gestão de Serviços e como as boas práticas têm vindo a evoluir e a melhor se adaptarem às necessidades dos clientes/utilizadores. Facilmente se constata a existência de múltiplas normas e standards aplicados ou vocacionados para a Gestão de Serviços (IT Governance; IT Service Management, etc.).
 
Naturalmente, muitas dessas normas e standards possuem zonas de fronteira comuns, dificultando por vezes a sua coexistência e potencial complementaridade. Importa por isso reconhecer quais as normas e standards mais adequados a cada caso concreto e como conseguir encontrar a necessária complementaridade entre as mesmas. Por outro lado, como advogam as boas práticas, a melhoria contínua só pode ser sustentada por uma análise recorrente e credível sobre a respetiva aplicação. E importa nestas revisões avaliar se as melhorias e impactos perspetivados antes do projeto se verificaram integral ou parcialmente.
 
Foi com este enquadramento, que a presente edição da Conferência Anual se propôs igualmente recordar alguns projetos iniciais mais marcantes no contexto da Gestão de Serviços de TI, incluindo alguns vencedores do Prémio Excelência nos Serviços. Desta forma, foi nossa intenção perceber como essas organizações deram continuidade a esses projetos, de que forma conseguiram, total ou parcialmente, atingir os objetivos pretendidos e como estes temas são atualmente percecionados pela restante organização.
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  Apresentações   Minimizar

Update itSMF International

Alejandro Debenedet, Vice Chairman and Director Chapter Relations itSMF International

A Normalização ao serviço da economia, da sociedade e do cidadão

Ricardo Fernandes, Vogal do Conselho Diretivo do IPQ

ONS TIC - Organismo de Normalização Setorial para as TIC

Mário Lavado, Membro da Direção do itSMF Portugal
Luís Azevedo, Coordenador no ONS TIC
 

Ensino e investigação sobre boas práticas no ensino superior

Miguel Mira da Silva, Membro da Direção do itSMF Portugal

Service Management – The Future

Colin  Rudd, Chairman of itSMF UK

ITIL na ZON

Cecília Magalhães, Direção de Operações de Rede e Plataformas de Serviço, ZON Optimus

Modelo de Gestão dos Sistemas de Front Office

Fernando Bispo e Jorge Reis, Modelo-Continente

Uma plataforma comum para gestão de serviços IT e não IT

Rui Leitão, Diretor de Infraestruturas IT do grupo EFACEC

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  Vídeos   Minimizar

Abertura

Carlos Lourenço, Presidente da itSMF Portugal

Update itSMF International

Alejandro Debenedet, Vice Chairman and Director Chapter Relations itSMF International

A Normalização ao serviço da economia, da sociedade e do cidadão

Ricardo Fernandes, Vogal do Conselho Diretivo do IPQ

ONS TIC - Organismo de Normalização Setorial para as TIC

Mário Lavado, Membro da Direção da itSMF Portugal
Luís Azevedo, Coordenador no ONS TIC

Ensino e investigação sobre boas práticas no ensino superior

Miguel Mira da Silva, Membro da Direção da itSMF Portugal

Caso ZON

Cecília Magalhães, Direção de Operações de Rede e Plataformas de Serviço da ZON

Modelo de Gestão dos Sistemas de Front Office

Fernando Bispo e Jorge Reis, Modelo-Continente

Uma plataforma comum para gestão de serviços IT e não IT

Rui Leitão, Diretor de Infraestruturas IT do grupo  EFACEC

Grande Debate – Semelhanças e complementaridades das boas práticas na gestão dos serviços

Moderador: Luis Vidigal (APDSI; itSMF)
ITIL/ISO20000: João Rodrigues (itSMF)
COBIT: Bruno Soares (ISACA)
CMMI for Services: Pedro Henriques (FEUP)

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  Agenda   Minimizar

9h00 – 9h30: Receção e café da manhã
9h30 - 10h15: Abertura
          Carlos Lourenço - Presidente itSMF Portugal
          Alejandro Debenedet – Vice Chairman and Director Chapter Relations itSMF International 
10h15 - 10h45: A Normalização ao serviço da economia, da sociedade e do cidadão
Ricardo Fernandes, Vogal do Conselho Diretivo do IPQ
10h45 - 11h15 - Coffee-break
11h15 - 11h45: ONS TIC - Organismo de Normalização Setorial para as TIC
Mário Lavado, Membro da Direção da itSMF Portugal
11h45 - 12h15: Ensino e investigação sobre boas práticas no ensino superior
Miguel Mira da Silva, Membro da Direção da itSMF Portugal
12h15 - 12h45: Best Practices: current status and future perspectives
Colin Rudd, Chairman of itSMF UK 
12h45 – 14h15: Almoço
14h15 - 14h45: Caso ZON
Cecília Magalhães, Direção de Operações de Rede e Plataformas de Serviço da ZON 
14h45 - 15h15: Modelo de Gestão dos Sistemas de Front Office
Fernando Bispo e Jorge Reis, Modelo-Continente
15h15 - 15h45: Uma plataforma comum para gestão de serviços IT e não IT
Rui Leitão, Diretor de Infraestruturas IT do grupo  EFACEC 
15h45 - 16h00 - Q&A
16h00 - 16h30 - Coffee-break
16h30 - 17h15: Grande Debate – Semelhanças e complementaridades das boas práticas na gestão dos serviços
·         Moderador: Luis Vidigal (APDSI; itSMF)
·         ITIL/ISO20000: João Rodrigues (itSMF)
·         COBIT: Bruno Soares (ISACA)
·         CMMI for Services: Pedro Henriques (FEUP)

 

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  Informações   Minimizar

Data:
1 de Outubro de 2013

Hora:
9H00-17H30

Local:
Fundação Portuguesa de Comunicações
Rua do Instituto Industrial, nº 16
1200-225 Lisboa

Coordenadas GPS:
38.707818 | -9.150462
 

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